Presidente do STF visita o Tribunal de Justiça do Espírito Santo

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Ellen Gracie, afirmou que o Tribunal de Justiça do Espírito Santo pode exportar o sistema de informatização utilizado no Judiciário capixaba para a Justiça de outros estados. A declaração foi dada na tarde de ontem, durante a visita de trabalho da ministra ao TJ-ES. Ellen Gracie chegou ao Estado para inaugurar a exposição fotográfica que retrata a história do STF, em Brasília.
A presidente do STF chegou ao Tribunal de Justiça por volta das 16h30 e foi recepcionada pelo presidente do TJ-ES, desembargador Jorge Goes Coutinho. Assim que chegou, a presidente do STF reuniu-se com os desembargadores no gabinete do presidente. Logo após a reunião, visitou o Salão do Tribunal Pleno, onde concedeu uma entrevista a vários jornalistas.
Ellen Gracie afirmou que o objetivo da vista ao Espírito Santo é integrar as instituições da Justiça. "As práticas precisam ser interligadas em cada instituição para buscarmos a eficiência”, frisou.
A ministra elogiou o grau de informatização alcançado pelo Judiciário do Estado. “É preciso disponibilizar equipamentos para agilizar o trabalho do Judiciário. O Espírito Santo é um dos estados que integram o projeto-piloto da Justiça virtual, que pretende virtualizar as práticas processuais. A partir da experiência aqui do Estado, a intenção é ampliá-la para todo o Brasil”, afirmou.
O programa da Justiça virtual é um projeto do CNJ que tem como principal objetivo a implementação do "processo virtual”, que irá possibilitar que todas as ações dos processos sejam informatizadas, acabando com o uso de papel no Judiciário.
No dia 4 de julho, o desembargador Jorge Coutinho e a ministra Ellen Gracie assinaram o protocolo de participação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo no projeto de virtualização.
Ellen Gracie chegou ao Tribunal de Justiça após intensa agenda de compromissos. Na manhã desta segunda-feira, a ministra visitou a Procuradoria da República, quando foi recepcionada pelo procurador-chefe, Carlos Fernando Mazzoco. Após a visita à Procuradoria, a ministra seguiu para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se encontrou com o presidente da OAB, Agesandro da Costa Pereira e demais conselheiros. Na Ordem, Ellen Gracie recebeu representantes de grupos de Direitos da Mulher, que discutiram a nova legislação que pune com mais rigor os crimes cometidos contra a mulher. Ao meio-dia, a ministra visitou o Tribunal Regional do Trabalho. A partir das 18 horas, participou da inauguração da exposição de fotos no Espaço Cultural do TJ-ES, com a presença do governador Paulo Hartung e de autoridades do Estado.
Presidente do STF reuniu-se com os desembargadores (cópia em alta resolução)