Ellen Gracie visita instâncias judiciais do Espírito Santo

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, manifestou ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES), advogado Agesandro da Costa Pereira, a necessidade de se criar novas frentes de trabalho para os bacharéis em Direito que saem das faculdades. Ellen Gracie sugeriu que os egressos das universidades poderiam ser aproveitados nas atividades de solução de controvérsias, que são conciliação, mediação e arbitragem.
Ela acredita que este é o caminho para garantir que todos os advogados recém-formados ocupem um lugar no mercado e que uma ação conjunta da OAB com os advogados poderia agilizar este processo. A ministra está em Vitória, onde inaugura logo mais, às 18 horas, a exposição de fotos sobre o Supremo Tribunal Federal em Brasília. Ela aproveita para visitar instâncias jurídicas, OAB e Ministério Público capixabas.
O presidente da OAB-ES disse que entende a visita da ministra como, não só protocolar, mas também como o reconhecimento por parte da ministra da importância da advocacia na construção da cidadania no Brasil.
Antes de visitar a OAB, Ellen Gracie esteve com o procuradores da República no Espírito Santo, dr. Carlos Fernando Mazzoco, de quem ouviu relato do trabalho do Ministério Público Federal no estado. A ministra defendeu, na reunião, que as estatísticas que balizam a eficiência do Poder Judiciário não podem ser só quantitativas, mas devem também incorporar aspectos qualitativos, como o julgamento de ações de grande repercussão pública, a exemplo das ações civis públicas.
A ministra Ellen Gracie atuou durante 15 anos no Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul, antes de assumir o cargo de Juíza do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS).
Ellen Gracie esteve, também, no Tribunal Regional do Trabalho, onde ouviu o relato dos trabalhos naquela corte. O presidente do TRT, Dr. Cláudio Armando Couce de Menezes, disse que a situação no Tribunal é bastante favorável, já que o passivo de processos de 2005/2006 foi de cerca de 300 processos. Ele informou à ministra que a Justiça do Trabalho, no Espírito Santo, tem conseguido mediar e resolver cnflitos trabalhistas de grande repercussão, envolvendo setores como o Rodoviário e de Construção Civil.
Agora à noite, a presidente do STF participa de um jantar no Palácio Anchieta, oferecido pelo governador Paulo Hartung, quando receberá a comenda estadual Ordem ao Mérito Jerônymo Monteiro.
Ministra Ellen Gracie em visita ao TRT-ES (cópia em alta resolução)