Lançado na biblioteca do STF o livro “Magistrados – Uma imagem em movimento”
Foi lançado nesta quarta-feira (27), na Biblioteca Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal, o livro "Magistrados – Uma imagem em movimento", organizado pela professora da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, Maria Tereza Sadek.
O livro traz ao cidadão o mais completo estudo sobre o perfil e as opiniões dos juízes brasileiros e serve de referência para aqueles que pretendem pensar seriamente as políticas públicas na área judicial.
Ao comparecer ao lançamento, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, afirmou que precisamos tentar enxergar onde está a verdade para fazer a melhor Justiça. "A pesquisa da professora Maria Tereza, que foi tão profunda, mostra o perfil, a realidade dessa pequena população (magistrados), que se dedica a solver as querelas dos demais concidadãos. A magistratura brasileira está perfeitamente inserida em seu tempo", disse a ministra. Ela ressaltou que os juízes estão confiantes em executar um tipo de justiça que é o adequado à sociedade brasileira.
Para o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Rodrigo Collaço, o livro apresenta um Poder que assume a decisão de transparência, de disposição ao debate e de diálogo com a sociedade. "O Judiciário no Brasil é um poder em transformação, em transformação positiva", ressaltou Collaço.
De acordo com a organizadora do livro, professora Maria Tereza Sadek, hoje podemos dizer com mais clareza quem são os juízes, o que eles pensam e o perfil que eles têm, do ponto de vista demográfico. "A magistratura, hoje, não é homogenia. É um corpo bastante plural", enfatizou Tereza Sadek.
LP/MM