Ellen Gracie recebe homenagem da justiça norte-americana

17/08/2006 15:14 - Atualizado há 1 ano atrás

Membros do Judiciário Federal dos Estados Unidos da América homenagearam a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, no fim da manhã de hoje. A ministra recebeu uma placa entregue pelo juiz federal do Distrito de Maryland, Peter Messitte, que destacou o trabalho de Ellen Gracie no Judiciário brasileiro. A cerimônia foi realizada no Salão Branco, localizado no edifício sede do STF.
 
“É com grande satisfação e com carinho muito especial que eu recebo esta homenagem dos colegas norte-americanos”, afirmou Ellen Gracie, acrescentando que trouxe dos Estados Unidos exemplos de eficiência na prestação jurisdicional. “Os colegas americanos, literalmente, abriram-me as portas de todos os tribunais e eu pude conhecer dos tribunais de pequenas causas até a Suprema Corte”, lembrou.

A ministra considerou importante a retomada da dilomacia para estreitar laços com outros países na área judicial.  “Temos tomado com grande empenho este intercâmbio com colegas de outros países”, declarou a ministra Ellen Gracie que, em entrevista à TV Justiça, elogiou a diplomacia judiciária realizada desde a gestão do ministro Carlos Velloso, na presidência do Supremo. 

Para ela, é importante que os países conversem entre si através de seus sistemas diplomáticos. A ministra considerou, ainda, que o Brasil pode se orgulhar de ter uma das carreiras diplomáticas mais bem organizadas e estruturadas, que representam o país no exterior, “mas é importante que outros seguimentos da área, como fazem os empresários e parlamentares, também estreitem laços e, nós no Judiciário estávamos um pouco atrasados em fazer isso”. 

“Venho em nome de meus colegas do Judiciário federal norte-americano para comemorar e para celebrar as realizações da carreira da ministra Ellen Gracie que deve ser uma das estrelas mais brilhantes da história do Judiciário do Brasil”, disse Peter Messitte. Ele ressaltou que a placa contém um martelo, símbolo da Justiça americana, e as bandeiras dos dois países.
 
Estavam presentes na cerimônia os pais da ministra Ellen Gracie, ministros do STF, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, embaixadores, ministros-aposentados do Supremo, ministros dos tribunais superiores e outros representantes da Justiça brasileira.
 
EC/CG


Ministra Ellen Gracie e seus pais no recebimento da placa (cópia em alta resolução)


Peter Messitte durante homenagem à Ellen Gracie (
cópia em alta resolução)


Cerimônia ocorreu no Salão Branco do STF (cópia em alta resolução)


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.