Ministra Ellen Gracie recebe vencedores de concurso de redação

Três vencedores do concurso de redação promovido pelo Programa Eleitor do Futuro, no Estado do Amapá, visitaram a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, durante a tarde de hoje. O programa, idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem por objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do voto em todo o país.
“Nós realizamos nas escolas conveniadas, tanto públicas quanto particulares, eleições para representante de turma fazendo com que a criança e o adolescente se conscientizem da importância de votar”, afirmou o coordenador do programa no Estado e vice-presidente corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Carmo Antônio de Souza. “O Estado do Amapá foi um dos pioneiros, estamos com esse programa há quatro anos”, afirmou Souza, ressaltando que outros Estados também adotam a idéia.
De acordo com ele, mais de duas mil crianças participam do programa, que está sendo ampliado a partir deste ano. O coordenador acredita que o convênio se estenderá : “por enquanto está limitado à capital, mas a partir desse ano devemos alcançar todos os municípios do Estado”.
Felícia Benevides Praxedes, estudante do 2º ano do Ensino Médio, foi uma das vencedoras do concurso que teve por tema: “A importância do referendo no exercício da cidadania”. “Eu achei muito importante participar desse programa que incentiva o jovem a ter uma atitude mais consciente em relação ao ato de votar, que é um dos momentos mais importantes do exercício da cidadania”, disse ela.
Os três ganhadores foram premiados com uma visita à Brasília a fim de conhecerem, pessoalmente, as sedes e o funcionamento dos Poderes da República. No roteiro da visita, também estão o Congresso Nacional, o TSE e o Palácio do Planalto.
Presente na audiência, a orientadora educacional Liane Monteiro, destacou que “a cada ano que passa há uma motivação maior”. Segundo ela, o programa não é pontual e sim “um processo presente todos os dias, acontece em todo momento”.
O juiz de Direito João Guilherme Lajes Mendes também falou da importância do programa. “Devemos conscientizar o nosso eleitor do futuro a fim de que ele saiba acompanhar com interesse, isenção e senso crítico as propostas dos candidatos no âmbito nacional e regional”, disse. Ele ressaltou que, para o judiciário local, “esse programa representa uma contribuição social nossa, uma maneira de formar gerações”, destacando que este é um trabalho que começa na escola, mas atinge também a família do aluno. “Trabalhamos com a idéia de que daqui a duas ou três gerações nós teremos um Brasil mais ético, um eleitor mais consciente daquilo que ele faz e do seu papel no processo democrático”, finalizou.
Por fim, o coordenador regional Carmo Antônio de Souza salientou que, embora seja facultativa a participação de eleitores com idades entre 16 e 18 anos nas eleições, desde julho de 2005, houve um aumento de 345% de jovens que decidiram se cadastrar para participar das eleições deste ano.
EC/MM
Ministra Ellen Gracie com os vencedores do concurso (cópia em alta resolução)