TV Justiça ganha Conselho Estratégico
Em reunião realizada no último dia 28, no Supremo Tribunal Federal (STF), foi instalado o Conselho Estratégico da TV Justiça. O Conselho tem como membros a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie; o vice, ministro Gilmar Mendes; o terceiro na linha sucessória da Corte, ministro Cezar Peluso; o secretário de Comunicação Social do STF, Delorgel Kaiser; e os jornalistas Walter Ceneviva e Marilena Chiarelli, que ocupam as duas vagas destinadas a especialistas em Comunicação Social com foco em Direito e Televisão, respectivamente.
Prestes a completar quatro anos no próximo dia 11 de agosto, a TV Justiça é o canal público do Poder Judiciário. A emissora é administrada pelo STF, que mantém com recursos orçamentários do Tribunal o seu funcionamento. Em 2005, um trabalho de consultoria elaborou uma série de propostas nas áreas gerencial, técnica e editorial. Uma das medidas propostas foi a instalação do Conselho Estratégico, que tem papel deliberativo. Cabe a ele, entre outras atribuições, definir e aprovar as políticas gerais, o orçamento, a programação e as diretrizes editoriais da TV Justiça.
Na primeira reunião, o conselho aprovou 12 pré-projetos. Entre os projetos estão a definição dos eixos editoriais da emissora – Jornalismo, Prestação de Serviço, Educação e Mobilização da Cidadania; a instituição do Comitê Editorial da TV Justiça; a liberação de recursos para aquisição de equipamentos visando a instalação do canal em sinal aberto, já outorgado pelo Ministério das Comunicações, e a autorização para adquirir os equipamentos para a digitalização da emissora. O conselho, também, determinou a realização de estudos sobre possibilidades de definição de uma nova figura jurídica para a TV Justiça e a qualificação profissional dos seus funcionários.
Encontro Nacional
Nos próximos dias 07 e 08 de agosto, em Brasília, será realizado o Encontro Nacional da TV Justiça, organizado pela Secretaria de Comunicação Social do STF e pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, que reúne os assessores de comunicação do poder Judiciário. O principal objetivo do encontro é instalar o Comitê Editorial da TV Justiça, do qual farão parte três representantes das instituições do Judiciário que produzem programas para a emissora.