Autoridades comentam a posse da nova ministra do STF
Autoridades dos Três Poderes da República e do Ministério Público comentaram a posse da ministra Cármen Lúcia nesta quarta-feira no STF. Eles ressaltaram o grande conhecimento jurídico da ministra que atuou como advogada e procuradora do Estado de Minas e sua brilhante carreira acadêmica. Elogiaram também a simplicidade e a sensibilidade de Cármen Lúcia.
Veja os depoimentos a seguir:
“A escolha da ministra para o Supremo Tribunal Federal além de repor mais um erro histórico no Brasil, da ausência de mulheres no Tribunal, em razão de Cármen Lúcia ser a segunda mulher a ocupar um lugar no Tribunal, também é muito importante porque ela não só tem uma carreira profissional brilhante como também uma carreira acadêmica. Eu acho que essa experiência profissional e a sensibilidade como mulher vai auxiliar muito a Corte nesse momento em que o Supremo vem cada vez mais efetivando pessoas fundamentais”.
Alexandre de Moraes – conselheiro do CNJ
“É um momento de muita alegria, mais uma mulher a compor o Supremo, a ministra Cármen Lúcia é um exemplo de profissional, advogada, procuradora do Estado, professora, que vai obviamente representar bem todas as mulheres nas carreiras jurídicas. Então, estamos hoje de parabéns”.
Estefânia Viveiros – presidente da OAB-DF
“A chegada de Cármen significa um up grade, uma alegria geral. Ela é superdotada do ponto de vista intelectual e, do ponto de vista físico, é uma pessoa sensível, espiritualizada, que certamente vai combinar, de forma harmoniosa, sentimento e pensamento para assim melhor servir a essa nossa Casa de Justiça que é o Supremo Tribunal Federal. Todos esperamos dela uma valiosíssima contribuição. Que bom que ela chegou. O presidente da República fez uma escolha da mais alta qualificação, ela realmente é dotada de reputação ilibada, notabilidade de saber jurídico, cultura geral, enfim, eu me derramo nos elogios por ela porque ela merece transbordamento afetivo de minha parte”.
Carlos Ayres Britto – ministro do Supremo
“A ministra tem uma característica que encantou a todos nós no Senado pela sua simplicidade e pelo calor humano e humanidade que ela passa. A posse dela está representando bem essa personalidade que ela tem e eu acho que vai dar um toque todo especial aqui no Supremo”.
Tarso Jereissati – senador
“A posse de Cármen Lúcia representa uma esperança muito grande pela sua capacidade de interpretação da Constituição pela sua sensibilidade seja como pessoa, seja como jurista. É realmente confortante ver uma pessoa da envergadura dela no mais alto posto da magistratura nacional”.
Roberto Busato – presidente do Conselho Federal da OAB
“Sobre todos os aspectos é maravilhoso ver a mulher cada vez mais ascender aos postos mais altos da República. Sobretudo quando se trata de Cármen Lúcia que é uma constitucionalista de peso uma administrativista experiente. Seguramente, toda essa base cultural vai enriquecer o Supremo”.
Maurício Corrêa – ministro aposentado do STF
“É uma alegria não só para Minas, mas para todo o Brasil a chegada da ministra Cármen Lúcia ao Supremo. Ela reúne todas as qualidades dos juristas que honraram esse Tribunal, muitos deles, para nosso orgulho, mineiros. Ela traz, das tradições de Minas, sua formação jurídica e seu espírito público, exemplos que eu acredito que fortalecerão o Supremo Tribunal Federal. Eu estou aqui hoje em nome de todos os mineiros para cumprimentá-la e, mais que isso, para dizer que o Supremo cresce com a posse da ministra Cármen Lúcia. Esse é um momento fundamental para o Brasil, para a democracia e especialmente para o Poder Judiciário”.
Aécio Neves – governador de Minas Gerais
“Para mim é uma emoção muito grande, pois acompanho o trabalho e a afirmação intelectual e moral de Cármen Lúcia desde o início de sua carreira. Creio efetivamente que se trata de uma excepcional agregação para o Tribunal”.
Sepúlveda Pertence – ministro do STF
“A posse da ministra Cármen Lúcia no STF é extremamente significativa. Primeiro porque se trata da segunda mulher incorporada à Corte Máxima de Justiça e também pelo brilho que ela demonstrou na sua vida acadêmica e profissional como uma grande constitucionalista. Certamente trará uma contribuição muito importante para a interpretação constitucional no Supremo”.
Antonio Fernando Souza – procurador-geral da República
“É um orgulho para nosso Estado e nossa geração a presença de Cármen Lúcia no Supremo, pois representa o equilíbrio, com a ponderação feminina, nas decisões da justiça. Afinal, esse é o equilíbrio que existe na sociedade entre homens e mulheres e deve refletir também na justiça. Nós ficamos honrados porque é uma das mais respeitadas juristas do Brasil e será um estímulo para as novas gerações de juízes do país, que terão em Cármen Lúcia um bom exemplo para seguir. Ela é uma pessoa que engrandece o Supremo e orgulha os mineiros”.
Paulo Delgado – deputado federal (PT/MG)