STF recebe pedido de inquérito contra o deputado federal Marcelo Castro

16/06/2006 16:36 - Atualizado há 12 meses atrás

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu pedido de Inquérito (Inq) 2332 para investigar o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), pelo crime de injúria [art.140 combinado com o artigo 141, inciso III, do Código Penal]. O inquérito foi aberto em decorrência de queixa-crime, oferecida pelo também deputado Paes Landim (PTB-PI) por supostas declarações de Castro à imprensa, injuriosas ao autor.

Paes Landim afirma que foi vítima de declarações de Marcelo Castro, que o teria chamado de “vagabundo, escroque, entre outros nomes não publicáveis” em conversa particular com uma jornalista da TV Meio Norte (PI). Posteriormente, outra jornalista publicou no jornal do mesmo grupo, matéria opinativa afirmando que Castro “se referia ao deputado federal Paes Landim, seu adversário político e arquiinimigo desde os tempos mais remotos”.

O relator do inquérito é o ministro Celso de Mello que declarou extinta outra ação [Petição 3601] na qual o deputado Marcelo Castro foi interpelado para responder às acusações de Paes Landim.

IN/EC

Celso de Mello, relator do Inquérito 2332 (cópia em alta resolução)

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.