MPF solicita abertura de inquérito contra o deputado federal Wladimir Costa

02/06/2006 12:41 - Atualizado há 12 meses atrás

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) instauração de Inquérito (Inq 2312) para investigar eventuais delitos cometidos pelo Deputado Federal, Wladimir Costa (PMDB/PA).

Fábio Lopes Maria, ex-funcionário do deputado, alega que quando ocupava o cargo de secretário parlamentar do deputado entre janeiro de 2002 e fevereiro de 2005, repassava ao parlamentar parte dos salários. De acordo com o depoimento, o reclamante recebia em uma conta poupança o salário pago pela Câmara Federal, R$ 3.100,00 (três mil e cem reais), mas entregava todo o valor ao irmão do deputado. Pelos serviços prestados, Fábio recebia R$ 500,00 (quinhentos reais).

Wladimir Costa alega ausência de provas que fundamentem as acusações feitas pelo ex-secretário parlamentar. Pede, ainda, o não prosseguimento do processo até o julgamento da ação penal que move contra Fábio Lopes, por crimes contra a honra cometidos em ação trabalhista.

A representação foi encaminhada ao procurador-geral da República pela Procuradoria da República no Estado do Pará a partir de informações extraídas dos autos de reclamação trabalhista, que tramitou na 7ª Vara do Trabalho de Belém (PA).

RS/CG   

 
O inquérito foi distribuído ao ministro Ricardo Lewandowski (cópia em alta resolução)

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.