STF lança Plano de Acessibilidade

30/09/2024 18:43 - Atualizado há 2 meses atrás
Imagem em formato paisagem escrito STF sem Barreiras em azul com a logomarca.

O Supremo Tribunal Federal lança hoje (30/09) o Plano de Acessibilidade. Nesse plano, diversas unidades assumem o compromisso de adotarem medidas de acessibilidade em áreas como gestão, arquitetura, comunicações, serviços e tecnologia. Nele, são definidos prazos e metas para cada ação. Esse é um passo importante para a inclusão de pessoas com deficiência, já que esse passa a ser um tema transversal, que conta com o esforço do Tribunal como um todo.

O plano foi desenvolvido a partir do Relatório Geral de Acessibilidade, divulgado em 2023. Nesse relatório, as unidades realizaram uma autoavaliação composta por 329 itens, e se apurou que o STF atendia a 69% deles.

Na gestão 2023-2025, a inclusão de pessoas com deficiência passou a ser um objetivo estratégico do STF. A meta para os dois anos era de alcançar o índice de 75%. A meta foi atingida ao final do mês de setembro, durante o qual foi desenvolvida a campanha de promoção dos direitos de pessoas com deficiência chamada de Setembro Verde.

STF atinge meta de 75% do índice de acessibilidade na metade da gestão

“Quando assumimos o desafio de melhorar a acessibilidade do Tribunal, estava claro que esse é um trabalho que não dá para ninguém fazer sozinho. A grata surpresa foi que as unidades receberam muito bem essa iniciativa e embarcaram conosco. Foi isso o que possibilitou atingir a meta na metade da gestão. Mas não vamos parar por aqui, queremos avançar ainda mais”, disse Carina Lellis, coordenadora do STF sem Barreiras.

Por mais que o Plano de Acessibilidade só esteja sendo lançado agora, ao longo do último ano foram implementadas diversas ações. Entre elas estão a exposição de Bruno Moura, primeiro fotógrafo com síndrome de Down do STF, a criação de uma página que divulga recursos de acessibilidade no Portal do STF, a contratação de uma equipe de pessoas com deficiência para atuar em diversos setores do tribunal, entre outros.

Acompanhe as notícias porque vem muita coisa por aí.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.