Setembro Verde: veja os destaques da campanha de acessibilidade e combate ao capacitismo
O Tribunal promoveu um conjunto de ações dedicadas à conscientização sobre acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência durante a campanha do Setembro Verde. Nova página temática no portal, exposição fotográfica de Bruno Moura, palestra da ex-ginasta olímpica Laís Souza, série sobre linguagem anticapacitismo, matérias especiais estão entre os destaques.
Coordenadas pelas Secretarias de Relações com a Sociedade (SRS), Gestão de Pessoas (SGP) e Comunicação Social (SCO), as ações tinham ainda o objetivo fortalecer a inclusão e promover o diálogo sobre a importância da acessibilidade nos espaços físicos e digitais.
Anticapacitismo
A linguagem anticapacitista ganhou formato de microaprendizado, com conteúdo informativo distribuído em quatro banners, enviados aos públicos internos do Tribunal, às terças-feiras, pelo Painel do Teams. Confira imagens no carrossel abaixo.
Os conteúdos destacam a importância da inclusão e da acessibilidade, além de promover reflexões sobre atitudes capacitistas e a necessidade de mudar a forma como as pessoas com deficiência são percebidas na sociedade.
Inclui também a divulgação de frases capacitistas com alternativas mais inclusivas e a promoção de eventos que incentivam o diálogo sobre como cada pessoa pode contribuir para um ambiente mais acessível e respeitoso.
A série também traz exemplos práticos de capacitismo e orienta como repensar essas atitudes, reforçando o compromisso do STF em garantir um ambiente inclusivo para todos.