Gilmar Mendes recebe representantes de associações de juízes federais

Representantes de associações regionais de juízes federais estiveram, nesta quinta-feira (7), com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, para tratar da relação entre os magistrados de primeira instância e a cúpula do Judiciário. Segundo eles, um dos pontos discutidos foi a inserção dos juízes na agenda do Pacto Republicano.
De acordo com o presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Ricardo Nascimento, o grupo falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo juiz de primeira instância, como excesso de controle sobre a atividade, falta de reajuste salarial há quatro anos e críticas da sociedade. Também se tratou das ações do Judiciário que devem ser divulgadas como a realização dos mutirões carcerários.
Para o presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul, Gabriel Wedy, a reunião foi muito importante para as associações regionais porque abriu uma interlocução profícua com o STF. “Ele nos convidou para participarmos com sugestões do projeto da lei orgânica da magistratura, que é muito importante porque envolve os direitos dos magistrados, as prerrogativas e a estruturação da carreira”, afirmou.
Também estiveram presentes na reunião os desembargadores Tourinho Neto e Charles Renaud.
JA/EH